Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e Encerramento da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), lançamento da Exposição Itinerante; exibição dos vídeos e spots de rádio sobre as formas de enfrentamento da violência. O evento contará com presença da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República Nilcéa Freira, Conselho Estadual da Mulher e organizações da Sociedade Civil.
A campanha que esse ano completou 17 anos acontece em 135 países, sempre entre os dias 25 de Novembro e 01 de Dezembro e conta om o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil a campanha começou mais cedo, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e teve como slogan “Exija seus direitos. Está na Lei. Lei Maria da Penha”.
Desenvolvida pelo Center for Women´s Global Leadership (Centro para a Liderança Global das Mulheres), desde 1991, a Campanha conquistou espaço fundamental na sociedade brasileira, sendo realizada, há cinco anos, pela Agende Ações em Gênero Cidadania Desenvolvimento - AGENDE, em parceria com redes e articulações de mulheres, feministas e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de Agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas.A Campanha 16 dias de ativismo procura conscientizar a sociedade para uma maior participação contra esse crime, por meio de apoio à mulher, com o objetivo de educar para prevenir, seguindo a Organização dos Estados Americanos - OEA que incluiu no currículo escolar os Direitos Humanos em relação à violência de gênero.
Muitas atividades em todos os Estados Brasileiros marcaram os 16 Dias, e reforçam a luta diária no Enfrentamento ás Violências Cometidas contra ás Mulheres.
No Brasil, avançamos muito mas, ainda convivemos com um dado estarrecedor onde: A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil.(CEFMEA).
Ainda neste evento, será lançado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, material didático sobre a Lei Maria da Penha para mulheres surdas e cegas. Um DVD em libras, a linguagem de sinais, e um CD produzido pela Ong Criar Brasil serão distribuídos gratuitamente para que mulheres deficientes aditivas e visuais conheçam as medidas de proteção da lei e saibam como procurar ajuda caso sejam agredidas.
O lançamento da Exposição Intinerante acontece Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, com início previsto para 10h e término às 12h.
Com informações: SEASDH http://www.social.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=519
Nenhum comentário:
Postar um comentário