segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

PMDB/RS elege executiva na próxima terça-feira, 21

Aconteceu neste domingo, 19, a Convenção Estadual do PMDB/RS, onde ficou definida a nova composição do Diretório Estadual da sigla.

Após a apuração dos votos, na posição de membro mais velho do partido, Luiz Roberto Ponte reuniu representantes das chapas Unir para Renovar e Renovar Faz Bem que compõe, a partir deste domingo, 19, o novo Diretório Estadual da sigla para definir data para eleição da executiva.

"Há um consenso para esgotarmos todas as possibilidades em busca da unidade do partido. Por isso, lutaremos não só pela composição conjunta da executiva, mas por um trabalho unido daqui para frente", declarou Ponte.

Por consenso dos presentes, fica definida que a eleição da executiva do PMDB/RS ocorre na próxima terça-feira, 21, às 19h, na sede do PMDB de Porto Alegre, situado na Avenida João Pessoa, 931.

Com informações: ASCOM/PMDB-RS

O Rio de Janeiro Agradece!!!


Orquestrado pelo Governador Sérgio Cabral (PMDB/RJ) e realização do PMDB Fluminense, acontece hoje ás 20:30h uma bela festa de agradecimento e despedida do Presidente Lula.
A festa: Presidente Lula, o povo do Rio de Janeiro Agradece, não poderia acontecer em local mais apropriado a Praça da Apoteose no Sambódromo, para embalar os convidados duas ilustres figuras que representam com grande maestria o Samba Carioca - Zeca Pagodinho e Martinho da Vila.

A festa sem dúvida ficará na memória do povo do Estado do Rio de Janeiro e do Presidente Lula que encerra seu mandato com índices recordes de aprovação.
O Presidente participa ainda ás 17:00h do lançamento da pedra fundamental da nova sede da UNE e da UBES, que será reconstruída no mesmo terreno onde a ditadura demoliu a antiga sede, na Praia do Flamengo 132. E ás 19:00h participa da entrega do Prêmio Brasil Olímpico 2010 no Teatro do Museu de Arte Moderna (MAM), sito a Avenida Dom Henrique 85, Parque Flamengo.

Esclarecimento:
Os custos com produção, aluguel do local e transporte serão pagos pelo PMDB Fluminense e que os Cantores Martinho da Vila e Zeca Pagodinho não cobraram cachê, para se apresentar na festa.
Foto: Photo Rio News

domingo, 19 de dezembro de 2010

Garotos têm 20% mais chances de deixar a escola do que meninas

Eles fazem mais bagunça na sala de aula, elas capricham no caderno. A diferença entre os gêneros chama a atenção pelo comportamento, e o resultado é que os meninos têm 20% mais chances de abandonar a escola durante o ensino médio do que as meninas.

O dado resulta de um estudo feito pelo Instituto Unibanco. No ensino fundamental, quando ainda são crianças, o sexo não importa muito, conta a pesquisadora em educação pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), Wanda Engel.Mas isso [diferença entre meninos e meninas] muda no ensino médio. Ser homem aumenta a taxa de risco de abandono em 20%.

Wanda, que também é superintendente-executiva do instituto, destaca que as mulheres são afetadas nos estudos - principalmente quando têm filhos muito cedo. Segundo os números da pesquisa, a gravidez aumenta o risco de abandono escolar em 352% entre as meninas.
Isso já era sabido, mas foi confirmado: o nível de estudos dos pais influencia na vida escolar dos jovens. Mães mais velhas aumentam a permanência dos filhos na escola. Isso nos faz pensar na gravidez adolescente. Essas garotas influenciam a vida escolar delas e dos filhos [ao engravidar].
Problemas e soluções
Um grupo de especialistas no assunto se reuniu no início de dezembro para discutir caminhos de aumentar a presença dos jovens no ensino médio e reduzir a evasão escolar.
Reynaldo Fernandes, ex-presidente do Inep (órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem), conta que, apesar das dificuldades que muitos encontram para estudar, os jovens deixam o colégio “principalmente por puro desinteresse”.
O governo divulgou um levantamento no primeiro semestre deste ano indicando que quase 25% dos alunos do ensino médio faltam às aulas sem ter motivo.
Fernandes diz que existem “picos de evasão escolar” dos 14 aos 18 anos no Brasil. A proporção de presença na escola aos 13 anos é de 97% dos alunos. De acordo com o ex-presidente do Inep, esse número vai caindo com o passar do tempo: 83% dos alunos vão às escolas aos 15 anos; 74% aos 16; e 57% aos 17 justamente a faixa etária do ensino médio. Pode ser que os custos para frequentar a escola sejam muito altos.
Pode ser por causa do bullying (violência na escola) ou de outros problemas. Mas o simples e puro desinteresse pela escola é o principal fator de abandono.
Atrair os jovens para a escola requer torná-la mais atrativa, afirmam os especialistas. Uma das alternativas expostas por Fernandes e endossada pelo sociólogo Simon Schwartzman é a revisão do currículo do ensino médio.
O ex-presidente do Inep diz que muitos jovens deixam de ir à aula, alegando que a escola tem pouco a ver com o que vivem. A alternativa seria aproximar a teoria da realidade diária dos estudantes.
Para o sociólogo Schwartzman, não é possível ter educação de qualidade dando "um pouquinho de tudo". O aluno precisa escolher qual área lhe atrai. Em todo o mundo é assim. Essa história de ter 14 matérias [no ano letivo, como é hoje] não funciona.
Os pesquisadores do Instituto Unibanco concluíram também que estudantes com problemas de defasagem na idade ou na série escolar têm mais chances de abandonar a sala de aula. O R7 já havia divulgado que apenas 4,7 em cada dez jovens concluem o ensino médio na idade correta.

Com informações: Letícia Casado, do R7

Presidente Lula marcará pedra fundamental da nova sede da UNE e da UBES nesta segunda, dia 20

Os estudantes voltam definitivamente para o local chamado "a casa do poder jovem". Uma homenagem também aos ex-presidentes das entidades e lideranças estudantis para celebrar a conquista de gerações.
Na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro, às 16h, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o terreno da antiga sede da UNE e da UBES, na Praia do Flamengo, 132, no Rio de Janeiro. Ele estará acompanhado do governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) e do prefeito Eduardo Paes (PMDB). O espaço abrigou o prédio da UNE e UBES até 1964, quando foi invadido e incendiado pela ditadura, sendo posteriormente derrubado.
Em 2007, os estudantes recuperaram o terreno. Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes participarão do ato de lançamento da pedra fundamental que dará início à construção do novo prédio das entidades estudantis. “É uma data especial para os estudantes brasileiros. Esperamos muito tempo para podermos colocar de pé novamente essa que já foi chamada de ‘a casa do poder jovem’ e a ‘casa da resistência democrática’”, falou ao EstudanteNet o presidente da UNE, Augusto Chagas.
"A reconstrução da sede, no Rio de Janeiro, nada mais é, do que uma reparação histórica do que foi feito com as entidades estudantis nos tempos da ditadura. Nada mais correto do que o Estado brasileiro, na imagem do presidente Lula, na segunda-feira, devolver às entidades esse espaço de debate e de construção da democracia", pontua o presidente da UBES, Yann Evanovick. No dia 21 de junho deste ano, a lei 12.260, aprovada por unanimidade no Congresso Nacional, reconheceu a responsabilidade do Estado Brasileiro pelo incêndio e demolição da antiga sede.
Praia do Flamengo, 132
O prédio foi doado aos estudantes em 1942, pelo então presidente Getúlio Vargas. Até o golpe de 1964, o endereço foi palco de importantes lutas nacionais como a campanha “O Petróleo é Nosso”, que precedeu a criação da Petrobrás. Foi lá também que, nos anos 60, Vianinha, Ferreira Gullar, Cacá Diegues, junto de outros artistas e intelectuais, fundaram o CPC da UNE, referência para o movimento cultural estudantil. O prédio foi demolido pela ditadura na década de 80 e, mais tarde, o terreno foi invadido por um estacionamento clandestino.
A entidade recuperou sua casa no dia 1º de fevereiro de 2007, após manifestação histórica pelas ruas da capital carioca, quando milhares de jovens de todas as regiões do país chegaram ao local, derrubaram o portão e armaram um acampamento por alguns meses. O acampamento recebeu a visita de personalidades da política, cultura e outros conhecidos e anônimos que declararam apoio à campanha “UNE de volta para casa”. Posteriormente, os estudantes conseguiram reaver a posse do terreno na justiça e depois a aprovação do projeto de lei da reconstrução.
Oscar Niemeyer assina
A nova sede da UNE já vem marcada pelos traços de um dos maiores arquitetos do mundo. O carioca Oscar Niemeyer presenteou a entidade com o projeto de um Centro Cultural. O prédio esboçado por suas mãos (foto) terá 13 andares e nele serão construídos o Museu da Memória do Movimento Estudantil e o teatro dos estudantes.
Painel homenegeará Honestino Guimarães
No lançamento da pedra fundamental da construção da nova sede, uma homenagem a todos que lutaram contra a ditadura militar será erguida na entrada. Para representar todos esses jovens, homens e mulheres que se entregaram na luta pela democracia brasileira, será inaugurado um enorme painel do herói Honestino Guimarães, estudante e ex-presidente da UNE, desaparecido político até dos dias de hoje. Honestino foi quem segurou a entidade no período mais difícil do regime de exceção, após a instauração do Ato Institucional número 5 (1968), época de perseguições, torturas e mortes de muitos jovens. O painel mostra uma conhecida foto de Honestino, registrada no livro “O Poder Jovem” de Arthur Poerner.
Exposição Memória do Movimento Estudantil
Para celebrar o início das obras, haverá também a reedição da Exposição “Memória do Movimento Estudantil”. Estarão expostos no terreno painéis que contam a história da mobilização de universitários e secundaristas, desde a criação do Conselho Nacional de Estudantes, em 1937, até hoje.
Os banners, com mais de dois metros de altura, estão dispostas numa espécie de "linha do tempo", com registros de fatos importantes da história do Brasil. São momentos marcantes que mostram a participação dos estudantes em campanhas como "O Petróleo é Nosso", da década de 50; na luta contra o regime militar, durante os anos 60; e no levante dos caras pintadas durante o "Fora Collor", em 1992.
A exposição integra o Projeto Memória do Movimento Estudantil, realizado em parceria com a Petrobrás, o Museu da República e a Fundação Roberto Marinho.
Com informações: ASCOM-UNE

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Simon sugere modificações no projeto que cria a Comissão da Verdade

Em palestra no Seminário Internacional sobre Anistia e Comissão da Verdade, ocorrido na última terça-feira, 14, o senador Pedro Simon defendeu que as indicações do Executivo para a comissão sejam examinadas pelo Congresso Nacional e que o órgão seja transferido da Casa Civil para o Ministério da Justiça, o qual considera mais adequado dada a natureza da atividade que irá desenvolver.

"O trabalho da comissão deve ter como objetivo a busca da verdade e da reconciliação, nos moldes da comissão criada por Nelson Mandela, na África do Sul, após o fim do regime do apartheid", afirmou Simon. “A sociedade deve ficar vigilante e participar das sessões da comissão, pois só o povo na rua garante que as coisas funcionem no país", completou.

Luta pela anistia
O senador relatou a luta institucional contra o autoritarismo no Brasil e a batalha pela aprovação de um projeto de anistia. A proposta enviada ao Congresso pelo então presidente da República, general João Figueiredo, não contemplava a guerrilha, mas incluía lideranças exiladas, como Leonel Brizola. “Havia uma pressão natural para que aprovássemos a proposta do governo, enquanto preferíamos o projeto da oposição, o MDB, mais abrangente. Perdemos por quatro votos de diferença”, disse Simon.

Iniciativa do governo federal, enviado ao Congresso, o projeto de lei 7.376/2010 cria a Comissão Nacional da Verdade e Memória, que tramita na Câmara Federal. A comissão deverá esclarecer fatos ocorridos no país durante a ditadura militar, entre eles o desaparecimento de opositores do regime. Representantes de diversos países relataram suas experiências com Comissões da Verdade em suas respectivas nações, África do Sul, Argentina e Peru, entre elas, e sugeriram forma de trabalho para a comissão brasileira. O seminário promovido pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados foi realizado durante o dia de ontem, em Brasília.
Com informações: ASCOM - PMDB RS
http://pmdb-rs.org.br/scripts/publicacoes.php?id=15864&tipo=n

Nasce o Novo Conjuve


Gabriel Medina, com 38 votos a 16 sobre João Vidal, foi eleito , ontem, o novo presidente do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Ele era o candidato apoiado pelo Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis, o FONAJUVES, mas também recebeu os votos da CONTAG, da Rede de Jovens do Nordeste e da Juventude da CUT. Vidal era o vice-presidente do órgão, na gestão de Danilo Moreira, também Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal, que se encerrou na tarde de 15 de dezembro.

Gabriel Medina é da Democracia Socialista (tendência interna do PT), tem larga trajetória no movimento estudantil e pelas políticas públicas de juventude, compondo a geração que impulsionou esse tema no Brasil com muito esforço, seja em governos, parlamento, sociedade civil e organizações políticas, que privilegiavam a interlocução e a intervenção quase que exclusivamente com o movimento estudantil.A candidatura dele estava sendo costurada e articulada há um certo tempo e isso deu uma grande vantagem - aliada a uma boa e representativa plataforma política muito previamente divulgada- para o resultado que já era relativamente esperado. Porém, seus 24 votos, na "largada", causou certa surpresa, revelando que o planejamento da ação, com política com começo, meio, fim, foco, tática e estratégia são - diria o clichê - a "chave do sucesso".

Habilidoso e competente, na formulação e na articulação política, tenho certeza de que meu amigo pessoal e companheiro de muitas batalhas, Gabriel Medina, será uma liderança que não passará em branco no Conjuve, assim como meus também camaradas valorosos Danilo Moreira e David Barros , que, respectivamente, o antecederam.

Surpresa
Porém, a grande surpresa da eleição foi a candidatura de João Vidal (dirigente da UGT), composta pelo campo político influenciado pela JSB, JCNB (maioria petista), JS/PDT e JPMDB, que, com 16 votos, foi ao segundo turno deixando fora a chapa liderada pelo espectro político influenciado pela UJS e juventude do novo Partido Pátria Livre (ex-MR-8), no qual se inserem grandes entidades como a UNE e a UBES.
Todos apostavam na retirada da candidatura de João Vidal pelo poder de atração dos pólos considerados mais potentes, mas os conselheiros assistiram ao nascimento, sim, de um novo pólo político, indubitavelmente forte para influenciar o destino das PPJs do Governo Federal, nos estados, muncípios e sociedade civil, a ser desenvolvido e fortalecido, claro, sem sectarismos e confusão política.


Texto publicado originalmente por: Leopoldo Vieira
Atuou no Movimento Estudantilfoi diretor de organização e propaganda do Centro Acadêmico de Direito, diretor de imprensa do DCE da UFPA(2002-2004)e articulador político da Diretoria de Relações Internacionais da UNE (2004-2005). No movimento pelas PPJs, representante do Congresso da Juventude no Conselho da Cidade, da Prefeitura Municipal de Belém (2001-2002), Secretário Nacional Adjunto de Juventude do PT (2005-2007), membro e Secretário de Políticas Públicas do Conselho de Juventude do Estado do Pará (COJUEPA) e Assessor de Juventude da Casa Civil do Governo do Pará (2007-2008). É consultor para o desenvolvimento de políticas públicas de juventude, assessor do deputado estadual Carlos Bordalo (PT), autor de A Juventude e a Revolução Democrática e colunista, aos sábados, de assuntos da juventude do blog do ex-ministro José Dirceu.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Temer e Dilma serão diplomados na sexta-feira

Brasília (DF) - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai diplomar na próxima sexta-feira (17/12) a Presidenta da República eleita Dilma Rousseff e o Vice-Presidene Michel Temer. A solenidade está marcada para as 17 horas e contará com a presença do Presidente do Senado José Sarney.
Até sexta-feira, os Tribunais Regionais Eleitorais devem concluir a diplomação de governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais, além de suplentes. Com a diplomação os eleitos (as) ficam hablitados para exercer os mandatos par os quais foram eleitos.

Com informações: FUG/PMDB/Agência Senado

Conselho Nacional de Juventude se Prepara Novos Desafios

O Conselho Nacional de Juventude realiza hoje (14/12/10) e amanhã sua última reunião ordinária do ano de 2010.
Dentre as prioridades da reunião, os conseheiros (as) farão avaliações, balanços e ainda apontar prioridades para o próximo período.
Um dos momentos mais aguardados será realizado na tarde desta terça-feira, onde os membros do Conselho Nacional de Juventude vão eleger um novo Presidente (a). Seguindo a tradição de alternância, para o próximo período será eleito um novo presidente ou presidenta da Sociedade Civil.
A antecipação das eleições que ocorreriam em abril de 2011, teve como objetivo fortalecer a Sociedade Cívil, para o diálogo com o novo governo que toma posse no dia 01 de Janeiro.
Disputam as eleições duas (2) conselheiras e cinco (5) conselheiros e que representam as respectivas organizações:
  • Angela Guimarães - União de Negros pela Igualdade (UNEGRO)
  • Luciana Martinelli - Agência de Mobilização Social (ARACATI)

  • Gabriel Alves - Centro de Cultura Popular (CPC)

  • Gabriel Medina - Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis (FONAJUVES)

  • João Marcos Vidal - União Geral dos Trabalhadores (UGT)

  • Josbertini Virginio - Empreendedores de Sonhos

  • Sanoury Mugabe - Articulação Política de Juventudes Negras (APJN)

As eleições ocontecem no período da tarde, votam os conelheiros (as) titulares representantes do Governo e da Sociedade Civil. Para ser eleito o candidato (a) deverá obter 50% mais um dos votos válidos, caso ocorra empate será realizado segundo turno, entre os candidatos com maior número de votos.
As normas para as eleições são definidas segundo o Decreto 5.490, de 14 de Julho de 2005 e pelo Regimento Interno aprovado em 2005 e ratificado em 2007, outros critérios foram aprovados em reunião ordinária do Conselho Nacional de Juventude.

Com informações: Ana Cristina Santos
ASCOM/CONJUVE

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Encerramento da Campanha de 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres e Dia Internacional dos Direitos Humanos são celebrados no RJ

Em celebração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos e Encerramento da campanha de 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres acontece na cidade do Rio de Janeiro (RJ), lançamento da Exposição Itinerante; exibição dos vídeos e spots de rádio sobre as formas de enfrentamento da violência. O evento contará com presença da Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República Nilcéa Freira, Conselho Estadual da Mulher e organizações da Sociedade Civil.

A campanha que esse ano completou 17 anos acontece em 135 países, sempre entre os dias 25 de Novembro e 01 de Dezembro e conta om o apoio da Organização das Nações Unidas – ONU. No Brasil a campanha começou mais cedo, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e teve como slogan “Exija seus direitos. Está na Lei. Lei Maria da Penha”.

Desenvolvida pelo Center for Women´s Global Leadership (Centro para a Liderança Global das Mulheres), desde 1991, a Campanha conquistou espaço fundamental na sociedade brasileira, sendo realizada, há cinco anos, pela Agende Ações em Gênero Cidadania Desenvolvimento - AGENDE, em parceria com redes e articulações de mulheres, feministas e de direitos humanos, órgãos governamentais, representações de Agências da ONU no Brasil, empresas públicas e privadas.A Campanha 16 dias de ativismo procura conscientizar a sociedade para uma maior participação contra esse crime, por meio de apoio à mulher, com o objetivo de educar para prevenir, seguindo a Organização dos Estados Americanos - OEA que incluiu no currículo escolar os Direitos Humanos em relação à violência de gênero.

Muitas atividades em todos os Estados Brasileiros marcaram os 16 Dias, e reforçam a luta diária no Enfrentamento ás Violências Cometidas contra ás Mulheres.

No Brasil, avançamos muito mas, ainda convivemos com um dado estarrecedor onde: A cada 15 segundos uma mulher é espancada por um homem no Brasil.(CEFMEA).

Ainda neste evento, será lançado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres, material didático sobre a Lei Maria da Penha para mulheres surdas e cegas. Um DVD em libras, a linguagem de sinais, e um CD produzido pela Ong Criar Brasil serão distribuídos gratuitamente para que mulheres deficientes aditivas e visuais conheçam as medidas de proteção da lei e saibam como procurar ajuda caso sejam agredidas.

O lançamento da Exposição Intinerante acontece Espaço Cultural CEDIM Heloneida Studart, com início previsto para 10h e término às 12h.

Com informações: SEASDH http://www.social.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=519

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Brasil assume vice-presidência da OIJ. Ramírez novo secretário-geral

O Conselho Diretivo da Organização Iberoamericana de Juventude (OIJ) foi renovado nesta quarta-feira (8), durante a XV Conferência Iberoamericana de Ministros e Responsáveis de Juventude. A República Dominicana foi eleita para presidência da entidade, o Brasil escolhido para a vice-presidência e a Argentina para a secretaria-geral.

O secretário nacional de Juventude, Beto Cury, está em São Domingo, na República Dominicana, participando do evento que começou dia 7 e segue até 10 de dezembro. Esta é a primeira vez que o Brasil participa do encontro como membro pleno, tendo em vista que a adesão oficial à Organização ocorreu no último mês de agosto, após aprovação do Congresso Nacional brasileiro.

Beto Cury ressalta que o país já começa assumindo um cargo de grande responsabilidade e com muita disposição para reforçar a temática juvenil nos países sul-americanos. O secretário destacou que um dos desafios, agora, é fazer com que os 21 países do grupo ratifiquem a Convenção Iberoamericana sobre os Direitos dos Jovens, incluindo o Brasil. A convenção, que foi assinada por sete dos 21 países, é o único documento internacional que reconhece os jovens como sujeitos de direitos e atores estratégicos do desenvolvimento, com garantias detalhadas em 44 artigos.

A Conferência, que é considerada o mais importante evento da pauta de juventude, definiu, também, os responsáveis pelas sub-regiões que compõem a entidade. A Espanha ficou responsável pela Península Ibérica, o Equador pelos países andinos, o México pela sub-região do México e Caribe, a Argentina pelo Cone Sul e El Salvador pela sub-região Centro-América.

Saiba mais - Com sede na Espanha, a OIJ é o único órgão multilateral de juventude no mundo, vinculado à Organização dos Estados Ibero-Americanos, e envolve Portugal, Espanha e os países da América Latina. Por meio da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o Brasil oficializou em 2008 o seu pedido de adesão, que foi prontamente acatado pela entidade, passando em seguida, pela aprovação da Câmara dos Deputados. Com a decisão do Senado, em agosto deste ano, o Brasil tornou-se membro pleno da Organização, da qual já participava na condição de observador.

Na ocasião, Beto Cury ressaltou que a adesão representa uma vitória para a Política Nacional de Juventude, já que esta exige que o Brasil mantenha o intercâmbio permanente com outros países, sobretudo da América Latina, e participe dos debates internacionais sobre o tema. Ele lembrou que a agenda juvenil ganhou novo impulso depois da XVIII Cúpula de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 2008, em San Salvador, capital de El Salvador, cuja declaração final incluiu o papel do Estado no estabelecimento de políticas públicas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos jovens nos países ibero-americanos.

Alejo Ramírez - Eleito Secretário Geral da OIJ, o atual diretor regional para o Cone Sul da OIJ, Alejo Ramírez, foi eleito como Secretário Geral deste organismo para o período 2011 – 2015.

Alejo Ramírez é argentino, desde 1999 está vinculado às políticas públicas de juventude e foi coordenador da Cooperação da Direção Nacional de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Social entre 2003 e 2006.

Também, nesta primeira jornada da XV Conferência foi escolhida a Presidência da OIJ, que estará nas mãos da República Dominicana, e a vice-presidência, que será ocupada pelo Brasil.

Com Ascom SNJ e OIJ

Fonte: Secretaria Nacional de Juventude http://t.co/LFKDDBG

Festival Mudial da Juventude - URGENTE!


Companheirada,

Fechei com a UJS a participação da JPMDB no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que realizar-se-á entre os dias 13 e 22 de dezembro, em Johansburgo, Africa do Sul.
Serão 10 vagas no avião da FAB que sairá do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, RJ, no dia 13/12, segunda-feira próxima.


As indicações deverão ser enviadas para o email gabrielsouza15000@gmail.com até às 14 horas de hoje 10 de Dezembro, impreterivelmente, pois temos que passar os nomes para a FAB.

O processo para liberação do avião foi bastante burocrático e tivemos a confirmação apenas ontem a noite, de maneira que imediatamente voeipra São Paulo e fiz o acerto com a UJS, que ocupa a vice-presidência para a América Latina na FMJD. Por isso, o curto espaço de tempo que temos.

Peço que LEIAM COM ATENÇÃO OS CRITÉRIOS PARA INDICAÇÃO DE NOMES:

1.Passaporte com data de validade posterior ao dia 22/12.
2. Carteira de vacinação contra Febre Amarela;
3. Passagem aérea do estado de origem até o Galeão (RJ) no dia 13/12 pela manhã;

4. 80,00 EUROS para pagamento da taxa de credenciamento no evento (da direito a alojamento e alimentação).
Ressalto ainda que, infelizmente, não temos condições de enviar todo os companheiros do Brasil para o Festival, logo teremos que adotar CRITÉRIOS PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS, que serão disponibilizadas para os membros da Comissão Executiva Nacional, preferencialmente para os que participam das nossas atividades.

Estamos certos de participarmos do Festival com uma delegação politizada, participativa e muito representativa.

Conto com a colaboração de vocês.

Saudações PEEMEDEBISTAS.
Gabriel Souza
Presidente Nacional JPMDB

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Deputado Michel Temer é Homenageado pela FUG

Brasília (DF) – Encerrando o primeiro dia de Seminário Estradas e Bandeiras Rumo aos Municípios 2012, realizado pela FUG em Brasília- o presidente do PMDB e vice-presidente eleito da República, Michel Temer (SP) foi homenageado com uma placa comemorativa de menção honrosa pela contribuição dada por ele aos trabalhos da Fundação Ulysses Guimarães.

A placa foi entregue pelo deputado Eliseu Padilha (RS), que declarou: “Foi o presidente Michel Temer que permitiu que a Fundação pudesse realizar seu trabalho e alcançar a marca de 200 mil alunos”, afirmou o parlamentar gaúcho.

Em agradecimento, Temer afirmou que Padilha conferiu à FUG a sistematização necessária, além de difundir o sentimento de fraternidade entre todos os integrantes do partido e da Fundação. “Padilha irá permanecer por muitos e muitos anos na presidência da Fundação. Comprometo-me a trazer toda a Executiva do PMDB para participar das atividades empreendidas por ele”, ressaltou.

Temer afirmou ainda que a Fundação poderá, a partir deste momento, se transformar em uma produtora de ideias para o governo federal. “Precisamos de uma unidade de ideias. Acredito que a FUG poderá trabalhar intensamente como uma elaboradora de propostas para a Secretaria de Assuntos Estratégicos. Tenho certeza que temos muito a contribuir”, completou.

Para Temer, a Fundação tem a função de aglomerar idéias no nosso partido e por esta razão, os quadros políticos da legenda devem participar ativamente da FUG. “O trabalho intelectual da Fundação é o que mais me seduz. Por isso verifico a necessidade de o partido integrar a Fundação”, defendeu.

O ex-presidente da FUG Nacional, Ronan Tito (MG), declarou a admiração e o respeito pelo trabalho do deputado Padilha. “Em nenhum momento esta fundação teve o arrojo e o empenho que o Padilha conseguiu imprimiu nos últimos três anos”, disse.

Já o presidente da FUG no Mato Grosso do Sul, Esacheu Nascimento (MS)¸ fez uma retrospectiva do cronograma de trabalho desenvolvido nos últimos três anos pela FUG, sob a condução do deputado Eliseu Padilha. O programa de governo do PMDB, fruto da iniciativa da FUG, que movimentou peemedebistas de todo do Brasil na elaboração de um conjunto de propostas para o país. “O resultado foi a apresentação de um Plano de Governo do PMDB para o Brasil, que foi incorporado na campanha à Presidência da República que elegeu Dilma Roussef e Michel Temer, presidente e vice-presidente do país”, afirmou.

A Coordenadora do Programa de Ensino a Distância da Fundação, Elisiane da Silva, fez um relato sobre o andamento dos cursos do EAD nestes três anos de implantação no país. “Este seminário é um momento de reflexão porque faz três anos que fizemos um encontro e foi lançado um deságio de se fazer um plano de metas”.

A coordenadora lembrou ainda que muitas pessoas não acreditavam e que a militância não iria fazer os cursos oferecidos pela FUG. “E acabamos batendo a marca de 200 mil alunos. Temos turmas em assentamentos de Sem-Terra em Pernambuco e no Espírito Santo, em áreas indígenas em Roraima e no Mato Grosso. Nossos líderes têm buscado oxigenação da militância”, comemorou.

O presidente da FUG/ES, Francisco Donato, apresentou os resultados do Programa Estradas e Bandeiras, que percorreu todo o país no primeiro semestre de 2010. “O desejo comum de toda militância é ter candidatura própria a prefeito, chapa completa para vereador”, afirmou.

Para Donato, é um prazer fazer parte dos quadros da FUG e do trabalho desenvolvido pelo Brasil por meio de uma “revolução silenciosa”. Ele ainda agradeceu ao presidente da FUG: “Padilha em nenhum momento se furtou em participar. É uma satisfação de fazer parte do conselho curador. Nós estamos hoje ratificando uma gestão que vem dando resultados em todos os estados”, acrescentou.

Com informações: Ana C. Silva e Paulo Marcial (FUG/PMDB)

http://www.pmdb.org.br/noticias.php?cd=4508

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Comunicação - Ampliando Ferramentas


Caros compas com o intuito de ampliar nossas ferramentas de comunicação, ampliar nossa lista nacional e ainda criar um grupo para debater e aprofundar o debate sobre as Políticas Públicas de Juventude entre os jovens e as jovens que compõe a JPMDB criamos o msn jpmdbnacional@hotmail.com e o Grupo PPJ_JPMDB.

No grupo PPJ_JPMDB, pretendemos circular documentos, trocar experiências e conhecer Brasil a fora os companheiros (as) desse imenso partido que militam, debatem e são gestores de políticas públicas de juventude no país

Não fique de fora! Adicione e indique para a Juventude do teu Estado e Municipio.

Outras informações: Karol Mendez - Sec. Nacional de Políticas para Juventude (21) 8063-507

Meio-Passe Já! Só Falta BH


Estamos lançando uma campanha pela aprovação e pela agilidade do Projeto de Lei 1173/2010,de autoria do Executivo,que institui o Meio-Passe na capital 9BH).

Nosso objetivo é fazer com que o projeto seja votado ainda este ano.Após conversa com os vereadores conseguimos apoio para que o Projeto seja votado o mais rápido possível. O projeto aguarda aprovação na comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de BH,para seguir para votação em 2º turno no plenário.

Sou contrário a EMENDA 8,pois acho que o benefício não deve ser loteado por nenhuma entidade, que obrigaria os beneficiários possuir a carterinha de uma entidade.Isto não é correto pois o benefício é do estudante e não de uma entidade em especial.

DEFENDO que o benefício deve ser estendido a todos os estudantes que residam a mais de 1 KM de suas escolas.O controle deve ser feito pela entidade reguladora do serviço de transporte público da capital (BHTRANS),através de parceria com a UNE/UBES.

Por Bruno Júlio
Presidente da JPMDB de Belo Horizonte,
Membro da Uniao Municipal do Estudantes de BH
Tesoureiro Geral da União Colegial de Minas Gerais UCMG

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Avaliações, Desafios e Perspectivas #reuniaojpmdb

A reunião da Direção Nacional da JPMDB reuniu mais uma vez em Brasília dirigentes nacionais e um total de 13 Estados Representados.
A reunião iniciou com avaliação da participação política e eleitoral da JPMDB no pleito de 2010. Os dirigentes fizeram um relato das experiências vivenciadas regionalmente, os resultados eleitorais dos candidatos da Juventude e as alianças tanto no plano nacional, quanto no plano estadual.

Para o Presidente Nacional da JPMDB – Gabriel Souza @
GabrielSouza15 ´´A juventude cumpriu seu papel, visto o grande número de candidaturas de jovens apresentadas e o empenho efetivo e eficaz dos nossos jovens militantes nas campanhas estaduais, que refletiram no resultado da campanha no plano nacional ´´.

Ainda sobre essa temática o Vereador Thiago Ferrari @thiagoferari12 que assim como o Pres. Nacional da JPMDB disputou uma vaga na Assembléia Legislativa de seu Estado, a Internet foi sem dúvida uma grande ferramenta do período eleitoral e acredita que devemos nos apropriar cada vez mais das ferramentas e espaços produzidos por esse canal importante entre o candidato e o eleitor.Para o companheiro Thiago de Sergipe o Partido deve comprometer-se em estimular e fortalecer o maior número de candidaturas para 2012.

Neste ponto de pauta foram aprovadas as moções de congratulação aos companheiros que disputaram as eleições em 2010. As moções referem-se tanto aos candidatos da JPMDB eleitos a exemplo do Deputado Estadual eleito no Estado do Rio de Janeiro - Rafael Picciani @
Rafaelpicciani que participou da reunião quanto aos companheiros que assim como o Pres. Nacional da JPMDB Gabriel Souza (RS) e o Vereador Thiago Ferrari (SP), que alcançaram expressivas votações nos seus respectivos estados.

#reuniaojpmdb Resolução Normatiza Comunicação da JPMDB

Diante da importância dos instrumentos de comunicação e da necessidade de regular o funcionamento desse importante canal de visibilidade da JPMDB a Direção Nacional da JPMDB aprovou na reunião da Direção Nacional ocorrida na tarde de 02 de dezembro de 2010 a Resolução 01/2010.
Solicitamos especial atenção dos Presidentes Estaduais da JPMDB para o documento abaixo:
Resolução 01/2010 da Direção Nacional da JPMDB.

A Direção Nacional da JPMDB resolve, a partir desta reestruturar e reordenar o funcionamento da sua Secretaria de Comunicação, bem como indicar aos Diretórios Estaduais e Municipais da JPMDB o modelo a serem adotadas por todas as Secretarias de Comunicação vinculadas às direções da JPMDB em todo o país.

1) O Blog
www.jpmdbbrasil.blogspot.com e o site em construção, ficam instituídos como veículos oficiais de comunicação das JPMDBs Nacional, Estaduais e Municipais;
2)O endereço de twitter @Jpmdb_Brasil fica instituído com endereço oficial de twitter da JPMDB Nacional;
3)A JPMDB adotará a partir dessa data a Logo do Partido acrescentando a Letra J (jota) no inicio, solicitamos que os Estados e Municípios que utilizem o termo Juventude do PMDB com reza nosso Estatuto;
4)Os Blogs e sites da JPMDB em todo país ficam autorizadas a reproduzir, integral e parcialmente matérias publicadas no blog
www.jpmdbbrasil.blogspot.com bem como o mediador (a) do blog JPMDB Brasil fica autorizado (a) reproduzir, integral e parcialmente matérias publicadas nos blogs e ou sites da JPMDB dos Estados e Municípios. Garantindo-se a autonomia dos Estados e Municípios quanto á escolha dos conteúdos que serão publicados em seus respectivos meios de comunicação;
5)O Blog
www.jpmdbbrasil.blogspot.com e o site em construção publicarão assuntos de interesse da Juventude, bem como informes e matérias advindas dos Estados e Municípios, artigos escritos por membros da JPMDB e de outros jovens e pessoas que não compõe o quadro de filiação, respeitando sempre o Estatuto da JPMDB. No Blog deverá ser publicadas matérias relativas á Fundação Ulysses Guimarães e aos núcleos do PMDB (PMDB - Mulher, PMDB - Afro, PMDB - Sindical PMDB – Verde);
6)Com o objetivo de integrar as ações e garantir um reflexo nacional da JPMDB para alcançarmos esse objetivo, Os Presidentes Estaduais da JPMDB, devem indicar por meio de ofício endereçado ofício ao Presidente Nacional da JPMDB, um membro de sua direção e ou assessoria de Comunicação que cumprirá a tarefa de manter dialogo constante e permanente com o mediador (a) do Blog da JPMDB e ou site e deverá ter como compromisso informar suas ações, bem como incentivar seus jovens para escrever artigos;
7)A Direção nacional da JPMDB, bem como as Direções Estaduais e Municipais, deveram, divulgar por meio de e-mail, Orkut, Twitter e outras redes sociais o endereço do site ou blog local e do blog e site nacional da JPMDB e do Twitter para todos os jovens filiados nos municípios e Estado;
8)A Direção nacional da JPMDB , bem como as Direções Estaduais e Municipais devem realizar oficinas/seminários/palestras sobre a importância da utilização de redes sociais e blogs para a democratização das comunicações junto aos filiados (as) da JPMDB, aliados e simpatizantes.

Esta resolução entra em vigor a partir da sua aprovação pela Direção Nacional da JPMDB

Brasília, 02 de Dezembro de 2010

Fotos - Reunião Executiva Nacional da JPMDB

Galera, estamos disponibilizando as fotos da Reunião da Direção Executiva nacional ocorrida ontem, 02 de dezembro.
Gabriel Souza - Presidente Nacional JPMDB








Para visualizar as demais fotos: http://picasaweb.google.com/gabrielsouza15000