O ano de 2010 sem dúvida entra para a história brasileira como um ano de grandes conquistas da Juventude.
Os avanços nas políticas públicas, a ampliação do aporte financeiro para implantação e ampliação de programas e políticas de juventude apontaram para a urgente necessidade de reconhecimento da condição de sujeito de direitos dos cerca de 50 milhões de jovens entre 15 e 29 anos no Brasil.
O governo Lula iniciou um processo muito rico, ao constituir o Grupo Interministerial da Juventude que debateu e aprofundou a temática juventude na pauta do governo, como fruto desse trabalho e reconhecimento da luta dos movimentos juvenis, criou em 2005 a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude, organismo esse que ao longo desse processo tornou-se peça fundamental para as conquistas de 2010.
Fortalecendo Diálogos o Conselho Nacional da Juventude realizou em 2008 a Primeira Conferência Nacional de Juventude, e poderíamos dizer que por si só ;isso seria uma grande realização, pois reuniu mais de 2.500 delegados para debater PPJs , mais o poder de mobilização de preparação da Conferência foi muito maior visto que mobilizou a Juventude de norte a sul do país, implementou novas metodologias e governo e sociedade civil pararam para ouvir e aprender com a juventude.
Cada vitória apontava para um novo desafio, consolidar a temática Juventude e aprovar os Marcos- Legais, passam a integrar a prioridade 00 de organizações juvenis dos mais diversos segmentos, e nós da JPMDB não ficamos de fora, liderados pelo Presidente Nacional da JPMDB Gabriel Souza, visitamos nossos Senadores no sentido de sensibilizar a maior bancada no Senado pela aprovação da PEC da Juventude.
Uma longa caminhada, coroada com a aprovação da: PEC DA JUVENTUDE (42/2008) no dia 07 de Julho de 2010, fato comemorado pela juventude. Uma nova vitória apontou um novo desafio, a consolidação das políticas para Juventude nos Estados e Municípios.
Hoje 23 de Novembro de 2010 a Comissão Especial do Estatuto da Juventude (PL 4529-04) aprovou o substitutivo da Dep. Mauela D Ávila. O passo seguinte se dará no debate e votação em plenário do Estatuto da Juventude.
O Estatuto da Juventude assegura uma série de direitos para jovens, incluindo meia passagem no transporte interestadual e intermunicipal e meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer.
Antes da aprovação, a relatora fez uma mudança no texto: retirou a parte que garante às instituições juvenis "assento junto aos órgãos da administração pública e das instituições de ensino públicas e privadas".
Seguimos acompanhando a tramitação do Estatuto da Juventude e desde já convocamos a todos e todas para o processo de sensibilização dos nossos parlamentares para que o Estatuto da Juventude venha a ser votado o mais breve possível na Câmara.
Com informações Reportagem - Maria Neves
Edição - Daniella Cronemberger
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/151455-COMISSAO-ESPECIAL-APROVA-ESTATUTO-DA-JUVENTUDE.html
Com informações Reportagem - Maria Neves
Edição - Daniella Cronemberger
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/151455-COMISSAO-ESPECIAL-APROVA-ESTATUTO-DA-JUVENTUDE.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário