Para que possamos realizar essa tarefa solicitamos a parceria e a colaboração dos companheiros (as), no sentido de comunicar o Link do Blog, Site e Twitter do seu Município ou Estado, tal comunicado poderá ser enviado para o nosso twitter @JPMDB_Brasil ou ainda no e-mail jpmdbnacional@gmail.com até: 15 de Dezembro.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Atualizando Endereços de Acesso!
Para que possamos realizar essa tarefa solicitamos a parceria e a colaboração dos companheiros (as), no sentido de comunicar o Link do Blog, Site e Twitter do seu Município ou Estado, tal comunicado poderá ser enviado para o nosso twitter @JPMDB_Brasil ou ainda no e-mail jpmdbnacional@gmail.com até: 15 de Dezembro.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
SECJ - Governo do Paraná realiza concurso para selecionar textos sobre infância e adolescência
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
PMDB continua o maior partido do Paraná
A comissão executiva estadual investiu no fortalecimento do partido, organizando encontros regionais, fortalecendo segmentos como a juventude, o PMDB mulher , PMDB-afro e sindical, além de formular e manter em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães o maior Programa de Formação Política do Paraná, presente em 1/6 dos municípios paranaenses.
A mescla entre experiência e renovação adotada por nossos dirigentes, refletiu de forma positiva nas urnas. Um dos exemplos é a eleição do nosso presidente estadual Waldyr Pugliesi, para a Assembleia Legislativa.
Também foram novamente conduzidos as cadeiras da casa de leis paranaense o nosso vice-presidente Romanelli, e os demais companheiros da executiva, Nereu Moura, Alexandre Curi, Ademir Bier e Teruo Kato.
Ainda tivemos a eleição de dois jovens peemedebistas: o secretário-adjunto e agora deputado estadual Anibelli e o deputado federal mais votado de nova safra, nosso secretário-geral, João Arruda.
O Politizar Paraná, nesta edição especial parabeniza os dirigentes eleitos e deseja muito sucesso a todos, e claro, aproveitamos para lembrar que a formação política não para.
Nos próximos meses serão iniciadas as primeiras turmas de agentes de cidadania e de gestores públicos. E as novidades não param por aí, no segundo semestre de 2011 começam as turmas de formação de candidatos a vereador e prefeito.
Artigo publicado no site do Dep. Federal Eleito João Arruda:
http://joaoarruda.com.br/2010/11/25/pmdb-continua-o-maior-partido-do-parana-por-rafael-xavier/
Siga no Twitter o Dep. Federal Eleito @joao_arruda
Breves palavras racionais sobre a irracionalidade acerca do #rioemguerra
As reações dos bandidos são provas cabais da eficácia da atual política de segurança. Não podemos deixar essa conta aberta às próximas gerações. Temos, agora, a oportunidade de fazer diferente: trazer paz definitiva ao RJ.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Reunião Executiva Nacional da JPMDB
Caros companheiros (as) da Direção Nacional da JPMDB, Jovens Parlamentares e Lideranças da JPMDB
- Avaliação das Eleições 2010;
- Secretaria de Imprensa: Jornal, blog e site;
- Festival Internacional da Juventude;
- Planejamento para 2011;
- Assuntos Gerais
Saudações Peemedebistas.
Gabriel Souza
Presidente Nacional JPMDB
terça-feira, 23 de novembro de 2010
2010 O Ano da Juventude Brasileira
Uma longa caminhada, coroada com a aprovação da: PEC DA JUVENTUDE (42/2008) no dia 07 de Julho de 2010, fato comemorado pela juventude. Uma nova vitória apontou um novo desafio, a consolidação das políticas para Juventude nos Estados e Municípios.
Hoje 23 de Novembro de 2010 a Comissão Especial do Estatuto da Juventude (PL 4529-04) aprovou o substitutivo da Dep. Mauela D Ávila. O passo seguinte se dará no debate e votação em plenário do Estatuto da Juventude.
O Estatuto da Juventude assegura uma série de direitos para jovens, incluindo meia passagem no transporte interestadual e intermunicipal e meia-entrada para estudantes em eventos culturais e de lazer.
Com informações Reportagem - Maria Neves
Edição - Daniella Cronemberger
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/151455-COMISSAO-ESPECIAL-APROVA-ESTATUTO-DA-JUVENTUDE.html
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
IBASE Realiza Seminário Sobre UPP no Rio de Janeiro
Estarão presentes o secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, Ricardo Henriques, e o vice-secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Sá, Líderes Comunitários da Comunidade Cidade de Deus e Borel, além de acadêmicos e representantes da sociedade civil.
Resultado da Enquete
Preso Deve Pagar por Despesas no Sistema Prisional?
O resultado obtido foi o seguinte:
65% Acreditam que sim - pois vai reduzir a criminalidade
26% Depende das condições financeiras do preso
8% Não, pois o sistema penitenciário faz parte da Segurança Pública que é obrigação do Estado.
Agradecemos a todos (as) que participaram da enquete e vamos acompanhar a tramitação desse projeto e oportunamente promover novos debates a cerca de um tema que certamente traz muitas inquetações e indagações
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos
Programação: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2010/index.php
sexta-feira, 12 de novembro de 2010
Nota de Pesar
É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Cel. Julio Bono, na tarde desta terça-feira 12 de novembro vítima de afogamento enquanto nadava na Praia de Porto de Galinhas, em Pernambuco.
Cel Julio Bono trabalhou ao lado do Presidente Michel Temer por 25 anos, e ao longo da sua vida dedicou-se na construção do partido e honrou todos os espaços públicos por onde passou.
A Juventude do PMDB externa seus sentimentos a família e a todos os amigos desse grande homem.
I Edital ProCultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra
O diferencial do edital é a sua proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados aos dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural da Juventude Negra – NUFOC. Duas instituições serão selecionadas em cada uma das cinco regiões brasileiras.
No total, serão capacitados seis mil jovens negros em todo o Brasil durante a vigência do projeto. A expectativa é a de que os NUFOCs proporcionem aos jovens negros, entre 16 e 25 anos, conhecimento e envolvimento com a história e a cultura afro-brasileiras e os estimulem a refletir sobre seu papel na sociedade.
A Fundação Cultural Palmares realizará sete oficinas durante o mês de novembro para divulgar o edital. A primeira acontece nesta sexta-feira (12) em Boa Vista (RR). A juventude de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão a capacitação que será ministrada por técnicos da instituição e serão transmitidas por videoconferência ou webconferência para outras regiões.
(Fonte: Ascom FCP/MinC)
Outras informações: http://blogs.cultura.gov.br/acessoediversidade/
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
Vitória dos Estudantes: Prefeita Recua e Mantém Preço da Tarifa do Transporte Coletivo
A mobilização dos Acadêmicos virou o jogo, e a prefeita teve que recuar e comprometer-se com a manutenção do valor da tarifa.
Mas a luta continua e os DCE’S da UFRN (universidade federal do rio grande do norte) e IFRN (instituto federal do Rio grande do norte), iniciaram na tarde de hoje um movimento pela realização de Licitação para o Transporte Público, segundo os acadêmicos a ultima vez que houve licitação foi no ano de 1992.
O ato acontece hoje ás 17h30min hm em frente ao IFRN participam do ato os DCEs da UFRN e IFRN, outras organizações juvenis.
Para Wesley Tiago Diretor de Formação Política do DCE/UFRN e Secretario Adjunto da JPMDB Municipal de Natal “A Luta dos estudantes é justa e defender os interesses de toda a sociedade deve ser o verdadeiro papel do Movimento Estudantil!”
Campanha arrecada brinquedos, roupas e alimentos para o bairro Cidade de Deus
terça-feira, 9 de novembro de 2010
Vote na Enquete: Preso Deve Pagar por Despesas, no Sistema Prisional?
Rossi propõe que preso pague despesas do estabelecimento penal
Brasília (DF) - O preso que tiver condições financeiras poderá ser obrigado a ressarcir o Estado pelas despesas decorrentes de sua permanência em estabelecimento prisional. É o que prevê o Projeto de Lei 6774/10, do deputado Francisco Rossi (SP), que determina ainda que esse dinheiro seja usado na manutenção e melhoria dos presídios. A proposta modifica a Lei de Execução Penal (Lei 7.210/84).
O texto não especifica a renda mínima necessária para que o detento seja obrigado a cumprir a norma. Conforme o projeto, caberá ao Poder Executivo regulamentar a matéria.
O autor lembra que, apesar de a maioria da população carcerária pertencer às classes mais pobres, há presos com condições de arcar com os danos causados à sociedade e com as despesas que derivam de sua permanência na prisão.
"A prestação de serviços à comunidade, o exercício de atividades profissionais e o ressarcimento das despesas por parte dos condenados são as únicas formas de o Estado reorientar as populações carcerárias", afirma o parlamentar.
Tramitação - A proposta, que tramita em conjunto com o PL 854/07, será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ir a plenário.
Com Informações Agência Câmara.
FUG Oferece Curso para Formação de Agentes de Cidadania Comunitária
1. O que é o poder?
1.1 O Poder econômico;
1.2 O Poder das Idéias;
1.3 O Poder Político;
2. Poder e Autoridade
2.1 Fundamentos da Legitimidade;
2.2 O Poder Carismático;
2.3 O Poder Tradicional;
2.4 O Poder Legal;
2.5 Legitimidade e Legalidade;
3. Poder e Democracia
3.1 Regras do Poder Democrático;
3.1.1 Quem participa das decisões;
3.1.2 O que e quando se decide;
3.1.3 As relações entre maioria e minoria;
3.1.4 As regras para definir a maioria e o resultado das votações;
3.1.5 Aceitação das regras do jogo;
4. O Poder do Cotidiano
1. Cidadania: fundamentos e dinâmica social
1.1 Introdução
1.2 A cidadania na História
1.3 Os conceitos modernos de cidadania
1.4 A cidadania no Brasil
1.5 Cidadania e democracia
2. Ordem social e ordem estatal: a realização da cidadania
2.1 Introdução
2.2 O Estado: formação e dimensões
2.3 O Estado moderno e seus dilemas
2.4 O Estado e o justo
2.5 Estado e cidadania no Brasil
1. Introdução
2. Origens
2.1 Os Gregos e a Democracia
3. Tipos de Democracia
3.1 Democracia Representativa
3.2 Democracia Direta
3.2.1 Poderes Básicos;
3.2.2 Exemplos do uso da Democracia Direta;
3.2.3 Democracia Semidireta na Suíça;
3.2.4 Landsgemeinde;
3.2.5 Democracia Direta na Suécia;
3.2.6 Democracia na era Digital;
3.2.7 Democracia Direta na América Latina;
3.2.8 Democracia Direta no Brasil;
3.2.9 Argumentos a favor da Democracia Direta;
3.2.10 Argumentos contra a Democracia Direta;
3.3 Democracia Participativa
3.3.1 Democracia Participativa no Brasil;
3.3.2 A Constituição de 1988 e a Democracia Participativa
Aula 4 - OS DESAFIOS À DEMOCRACIA: Os obstáculos da democratização plena no Brasil. O papel da corrupção, do patrimonialismo e do clientelismo
1.Democracia e Corrupção.
2. O Paradoxo da Democracia no Brasil: Desenvolvimento institucional e Deficiências Societárias.
3. O Patrimonialismo no Brasil e suas conseqüências.
4. Clientelismo
4.1 A Evolução do Clientelismo;
4.2 O Clientelismo na forma de Máquinas Políticas;
4.3 A Manifestação do Clientelismo no Brasil;
4.4 Clientelismo de Quadros;
4.5 Clientelismo de Massas;
Algumas considerações finais.
Aula 5 - A ORDEM SOCIAL NO BRASIL
Introdução:
1. Saúde
2. Assistente Social
3. Meio Ambiente
4. Política Urbana
5. Criança e Adolescência
6. Idoso
7. Portadores de Necessidades Especiais
8. Acesso à Justiça
Aula 6 - OS CONSELHOS E O CONTROLE SOCIAL
1. Introdução
2. Controle externo da administração pública.
2.1. Participação social.
2.2. Conselhos políticos.
3. Os Conselhos Existentes
3.1 Orçamento:
3.2 Saúde: O Conselho Nacional de Saúde: - CNS
3.3 Assistência social: O Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina
3.4 Direitos da criança e do adolescente: Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente ? São Paulo.
3.5 Educação: O Conselho Municipal de Educação - São Paulo
3.6 Trabalho/emprego Conselho Municipal de Trabalho ? Londrina, SC
3.7 Meio ambiente: O Conselho Estadual do Meio Ambiente ? CONSEMA
3.7.1 Atribuições
3.7.2 Composição
3.7.3 Representação das entidades ambientalistas
3.8 Turismo
3.9 Cultura: O Conselho Municipal de Cultura ? São Paulo
3.10 Habitação: O Conselho Estadual de Habitação e Saneamento - RJ
3.11 Política urbana: O Conselho Municipal de Política Urbana ? Belo Horizonte
3.12 Transportes: O Conselho Municipal de Trânsito e Transporte de São Paulo.
4. Considerações Finais
5. Anexos
Anexo A. Quadro de conselhos de políticas públicas de nível federal.
Anexo B. Quadro de conselhos de políticas públicas do Estado de Minas Gerais.
Aula 7. OS CONSELHOS DE REPRESENTAÇÃO CIDADÃ
Introdução
1. Conselhos - um pouco de teoria:
2. A democratização da participação
3. A participação popular no Brasil e os Conselhos
4. Conselhos
4.1 Conceito
4.2 Composição
5. Papéis e atribuições dos Conselhos de Políticas Públicas
6. Conselhos - uma breve discussão teórica
7. Como funciona o controle social exercido pelos Conselhos?
8. O papel do conselheiro
9. Como criar um Conselho?
9.1 Como são criados e como funcionam os Conselhos?
9.2 Funcionamento dos Conselhos
10. Como os conselheiros expressam suas decisões
10.1 Deliberações.
10.2 Recomendações.
10.3 Diligências.
10.4 Resoluções.
11. Como acontece o controle social feito pelos Conselhos
12. Os Planos dos Conselhos
13. Fundos: como funcionam e como são gerenciados
14. Quais são os caminhos que o conselho precisa percorrer
**Possui 7 aulas, com carga horária de 35 horas, incluindo o autoestudo.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
Agradecimento aos eleitores
O País vive um dos melhores momentos de sua história, com as instituições democráticas vivendo a plenitude democrática.
O povo escolheu seu futuro pelo voto e decidiu quem vai comandar a nação brasileira. Dilma vai presidir o Brasil. Estarei ao seu lado sempre pronto a auxiliar naquilo que for preciso para aprimorar políticas públicas que levem benefícios aos brasileiros de todos setores sociais, sem distinção.
É imensa a confiança depositada em nós para missão tão desafiadora e tão empolgante que é estar à frente do projeto de consolidar o Brasil como uma grande nação no cenário mundial.
Nos últimos meses realizamos grande trabalho de apoio à candidatura. Projeto que envolveu milhares de pessoas em todo o país e uniu esforços de todos peemedebistas. Governadores, senadores, deputados federais, estaduais, prefeitos, vereadores, militantes se uniram como nunca nesta eleição. Pessoas comprometidas em consolidar as bases para construir um país realmente desenvolvido e com justiça social.
Em todos os cantos e recantos do país foram agitadas as bandeiras da continuidade e do aperfeiçoamento de um projeto aprovado pela população.
Muito obrigado a todos que se uniram a nós nesta caminhada. Gente que trabalhou, direta ou indiretamente, nessa campanha.
Foi a união de esforços que nos trouxe à vitória. Pela primeira vez, o PMDB, que fez a redemocratização do Brasil, vence uma eleição direta estando na chapa que disputou a Presidência da República.
Essa vitória é de todos nós brasileiros que acreditamos num futuro melhor.
Essa vitória é de todos peemedebistas que acreditam na democracia e nosvalores mais nobres da política.
Com iformações: http://www.micheltemer.com.br/